Um Olhar Introspectivo para as Camisas de Supino.

Freqüentemente pessoas me perguntam sobre camisas de supino. “Qual devo usar” e “qual você acha melhor” são perguntas que recebo de outros levantadores de peso. Iniciantes muitas vezes me perguntam “o que é isso?”. Espero que esse artigo ajude a educar a respeito de camisas de supino, e elucidar alguns dos boatos que parecem rondar a questão.

O Básico

Camisas de supino foram inicialmente lançadas no mercado como um utensílio de proteção, assim como os cintos para levantamento. As primeiras camisas eram bem apertadas, de um material de poliéster resistente. Elas ajudavam a proteger os ombros e peitoral de um levantamento pesado, por exemplo durante um campeonato. Nos anos 80, descobriram que essas camisas também proporcionavam um aumento no peso que um levantador era capaz de levantar.
Por mais que o seu uso seja fervorosamente debatido na Internet, é fato que a maioria dos levantadores usa camisas de supino. Em particular, a grande maioria dos levantadores famosos e de elite. As camisas modernas são equipamentos altamente especializadas, projetadas com a finalidade de proporcionar um levantamento com mais peso. Embora alguns powerlifters pensem que a pureza do esporte é prejudicada pelo seu uso, está claro que as camisas de supino vieram para ficar e já foram completamente incorporadas ao powerlifting.
No inicio, só havia um tipo de camisa de supino disponível. Agora, inúmeras companhias vendem camisas de diversos materiais e níveis de qualidade, variando em preço de menos de US$40 até mais de US$200. Apesar de não ter experimentado todas as camisas no mercado, eu passei por muitas - nos úlitimos cinco anos, usei pelo menos 10 camisas diferentes - e posso comentar por experiência própria as características de cada tipo. Existem basicamente duas categorias principais de camisas de supino: poliéster e denim.

Camisas de Poly

Camisas de poliéster (poly) foram alguns dos primeiros modelos, e são a escolha padrão de powerlifters, desde os iniciantes até os campeões mundiais. A camisa de poly consiste de uma ou mais camadas de polyéster ou de um material semelhante de modo a ficar bem apertada no usuário. Em geral, as mangas da camisa são feitas em um ângulo que requeira esticar o tecido para trazer a barra ao peito, de tal maneira que o estiramento da camisa adiciona força ao movimento do levantador.
Camisas de poly são produzidas por uma série de fabricantes em vários modelos. Algumas camisas são de um material só, outras tem um material diferente nas costas. Algumas chegam a ter um velcro segurando uma abertura atrás, ou até mesmo uma abertura solta. Em geral, camisas de poly devem ficar bem apertadas no usuário. Elas são extremamente desconfortáveis e conhecidas por causar ferimentos nas axilas. Se uma camisa de poly não está incomodando, é porque está muito larga. Cada atleta tem um ajuste ideal, mas todos estão de acordo que, quase sempre, quanto mais apertado, melhor.
Cada tipo e marca de camisa de poly tem suas próprias características. Algumas funcionam muito bem para os supinos mais altos no peito, como as Inzer Blast Shirts e as Phenom de costas fechadas. Outras como as Titan Fury, ou a versão de costas abertas do Inzer’s Phenom, parecem funcionar melhor num encaixe mais baixo, onde a barra toca abaixo do peitoral. A camisa de supino de poly muda a forma como o peso é levantado. Por exemplo, a Inzer EHPHD Blast Shirt tende a orientar o caminho do movimento da barra passando por cima da cabeça do levantador. Este deve compensar o movimento forçando propositalmente a barra mais para baixo. Cada camisa tem seu próprio encaixe, que deve ser conhecido para se obter a máxima performance.
A força que a camisa de poly adiciona ao supino é proporcionada pelo estiramento do material e pela compressão do corpo do atleta. Essa força pode tornar muito difícil encostar a barra no peito. Para os levantadores avançados, as camisas mais grossas feitas de muitas camadas podem tornar isso mais difícil ainda; as múltiplas camadas adicionam resistência, e portanto potência à camisa.
Incidentalmente, já que a camisa de poly deve ser tão apertada, colocá-la pode se tornar uma tarefa árdua. Camisas de um material só sem abertura nas costas são especialmente complicadas, e possivelmente serão necessários alguns ajudantes para fazê-la entrar no levantador. Camisas com velcro ou material mais flexível nas costas, ou com as costas abertas se tornaram muito mais comuns simplesmente pelo fato de serem mais fáceis de colocar. Alguns levantadores usam quantidades grandes de talco de maneira a diminuir o atrito com o corpo.
Todas as camisas poly devem primeiro ser colocadas nos braços até onde for possível. É sempre importante se certificar de que a camisa não está torta. Uma manga torcida pode atrapalhar bastante um levantamento. As linhas de costura podem ser usadas para indicar um posicionamento correto. Uma vez que a camisa esteja colocada nos braços, deve ser colocada na cabeça, ou em volta dos ombros em modelos de costas abertas. A camisa deve ser colocada sobre todo o torso, e todos os franzidos alisados. Se houver um velcro, só nesse momento deve ser fechado. A essa altura ajustes finais para acertar a posição da camisa são feitos. Tipicamente, as costuras em volta do deltóide e debaixo do braço precisam ser ajustadas. Isto pode ser um doloroso processo, mas paciência e atenção irão prevalecer. Não foram poucas vezes que passei mais de 20 minutos colocando uma camisa de poly apertada em um levantador.

Camisas de denim

Muitos levantadores acham as camisas de denim assustadoras. Eu passei dois anos decidindo se eu estava “pronto” para avançar para uma camisa de denim. Só depois de arriscar descobri que as camisas de denim são melhores para mim. Elas dão mais suporte que uma camisa de poly, e são consideradas as mais avançadas. Também existem camisas feitas de lona, que funcionam basicamente dentro dos mesmos princípios da denim. Eu não tenho experiência pessoal com lona mas, pelas histórias que eu ouvi, elas dão ainda mais suporte que as camisas de denim.
Camisas de denim são feitas de uma ou mais camadas de denim (basicamente o mesmo material que as calças jeans), numa forma muito parecida com as camisas de poly. A maioria tem no mínimo uma parte grande das costas aberta, e portanto é bem mais fácil de colocar. Eu prefiro usar camisas de denim com as costas completamente abertas, que você simplesmente puxa sobre os braços e ajeita no lugar. Elas não precisam ser tão apertadas quanto as poly, o que as torna infinitamente mais confortáveis. Eu posso usar minha camisa por mais de uma hora sem grande desconforto.
Em geral, as camisas de denim têm melhor performance quando usadas num encaixe baixo. As de costas abertas funcionam melhor quando a barra está realmente encostada na barriga do levantador. A camisa de denim requer muita técnica refinada para ser usada corretamente. Eu passei um tempo considerável com os melhores técnicos do mundo, e ainda preciso desenvolver habilidade. Estou longe da perfeição.
A camisa de denim gera potência ao apertar e torcer o tecido, e ao comprimir o corpo do atleta. Por ser muito firme, a camisa de denim suporta muito mais peso do que uma camisa poly no mesmo nível de qualidade. O tensão gerada sobre o corpo do levantador pode ser bem alta. Muitas vezes, o levantador não consegue sequer encostar a barra no peito com um peso que ele ou ela levantam sem camisa.
Por causa disso, uma técnica precisa é muito importante para usar uma camisa de denim. Alguns levantadores se deparam com resultados extremos para ambos os lados, e isso se deve à qualidade da técnica. Tudo deve estar em perfeita harmonia para a boa performance da denim. O que normalmente seria um dia off pode facilmente se tornar um desastre com a denim. Todos já viram resultados de campeonato onde um levantador normalmente impecável não apenas teve uma performance abaixo do esperado, mas falhou miseravelmente. A técnica está acima de tudo.

Camada Única vs. Camada Dupla

Este é um conceito simples que melhorou muito as camisas. Uma camisa de camada única é isso, uma camada de poly ou denim costurada para formar uma camisa. A de camada dupla (ou de mais camadas) tem mais de uma camada em regiões críticas. Por exemplo, a camisa poly de duas camadas tem o reforço da segunda camada na frente e nos braços. Especialmente em camisas poly, a camada extra aumentará a carga que uma pessoa é capaz de levanter. A camada dupla é padrão nas camisas de denim, pois previne que o tecido rasgue sob um peso muito grande.

Como Escolher a Camisa

Com todas as opções possíveis, como um levantador decide qual camisa usar?? Comece pelo livro de regras da federação que você escolher. Cada grupo de dirigentes tem determinados regulamentos no que diz respeito ao uso de camisas. A WABDL permite camada única ou dupla, poly ou denim, mas o pescoço deve ser fechado. A WNPF permite camada única ou dupla, poly ou denim, mas não lona. A USAPL só permite camisas poly de camada única. A IPF requer que cada fabricante pague uma taxa para aprovação do uso da camisa, de maneira que certas marcas podem ou não ser legais, apesar de que todas devem ser poly de camada única.
Uma vez familiarizado com as regras da federação pela qual você deseja competir, como então escolher? A melhor maneira é encontrar levantadores que usem os vários tipos, e descobrir como são os seus levantamentos. Eles supinam com os cotovelos para fora, alto no peito? Ou eles supinam com os cotovelos para dentro, encostando no barriga? Diferentes camisas têm diferentes características. Pesquise um pouco, compare sua situação financeira com o preço das opções disponíveis, e escolha a camisa de melhor performance que você pode usar na sua federação.

Conclusão

Uma vez feita a pesquisa e escolhida a camisa, esteja preparado para um trabalho árduo. Você não pode simplesmente colocar uma camisa e subir 25kg ou 50kg no seu supino. A camisa requer técnica, um método de treino específico, e muita prática. Eu passei quatro anos ensinando a mim mesmo a usar uma camisa poly de maneira eficaz. Passei 2003 inteiro aprendendo a usar uma camisa denim sob a tutela do melhor técnico do mundo, e ainda não domino a técnica totalmente. Treine com sua camisa o mais frequentemente possível, e aperfeiçoe a técnica.

Levante pesado e mantenha-se forte.

E não se esqueça: sorte é o que acontece quando o preparo encontra a oportunidade.


Shawn Lattimer
810lbs de supino
E-mail

Por Shawn Lattimer / 2004
(originalmente em: http://www.shawnlattimer.com/training.htm#art )

Tradução: Melina Bertholdo

Voltar