FISICULTURISMO OU BODYBUILDING

O Fisiculturismo é um esporte cujo objetivo é aumentar, de forma simétrica, proporcional e definida, a massa muscular através de uma combinação entre treinamento resistido específico e estratégias nutricionais (com superavit ou déficit calórico dependendo da fase de preparação para a competição).
Os critérios de julgamento competitivo são estéticos no sentido de que se baseiam na aparência, arbitrada por um grupo de juízes credenciados, segundo elementos pré-definidos num menu de regras.

 
As competições são uma exibição, com protocolos definidos de poses obrigatórias (que melhor revelam aos árbitros os elementos de julgamento) e coreografias onde os competidores buscam enfatizar seus pontos mais fortes. Ganha aquele que atender aos requisitos apontados acima e vistos assim pelos árbitros.
As federações mais importantes hoje no cenário nacional e internacional são a IFBB e a NABBA. Esta primeira engloba o topo do fisiculturismo internacional, com as grandes competições internacionais sendo disputadas pela IFBB, destaque para o Mr. Olympia. Já a NABBA possui vários campeonatos de grande importância também, dentre eles o Mr. Universe. No fisiculturismo, não há controle de dopagem, diferente dos outros esportes de força que visam o levantamento de peso em competição.