LEVANTAMENTO BÁSICO OU POWERLIFTING

O Levantamento Básico ou Powerlifting é um esporte competitivo que envolve três levantamentos: o agachamento, o supino e o levantamento terra.

       
Nas competições, os levantadores têm três “pedidas” ou chances em cada levantamento (cuja ordem é sempre agachamento, seguido de supino e por fim levantamento terra). O levantamento válido de maior peso é computado numa soma final dos três eventos, compondo a contagem final. Os levantadores competem em categorias de peso e são classificados, em cada categoria, conforme a ordem decrescente do valor da soma das cargas dos três levantamentos.

Existem diferentes federações e organizações neste esporte, além de eventos competitivos por modalidade (só para agachamento, só para supino e só para levantamento terra). As regras e os equipamentos permitidos (onde a “roupa suporte”, um tipo de veste que interfere na performance do atleta) variam conforme a organização.

Trata-se de um esporte de estratégia, onde decisões cruciais quanto a pedidas iniciais e a seqüência de pedidas numa disputa envolvem cálculo, previsão e muita experiência. Muitos dizem que é nesse aspecto que o powerlifting é um verdadeiro esporte de equipe.