NUTRIÇÃO E SUPLEMENTAÇÃO ESPORTIVA

A nutrição esportiva é uma área profissional e disciplina científica que se desenvolveram paralelamente à profissionalização dos esportes. Com ela, surgiram e se desenvolveram mercados e atividades para otimizar a performance atlética. Centenas de empresas especializadas em produtos alimentícios e nutricêuticos para a melhora da performance nasceram nas últimas décadas, a pesquisa em toda parte aumentou, surgiram cursos especializados e clínicas. Esse novo conhecimento impulsionado pelas novas tendências no esporte e na economia mostrou que muito do que se acreditava quanto às necessidades nutricionais das pessoas era no mínimo impreciso. O conceito de performance foi expandido para abranger muito mais gente do que apenas os atletas profissionais e hoje contamos com milhares de produtos que ajudam a todos – praticantes e não praticantes de atividade física e esportes – a manter e melhorar sua saúde. Não há dúvida de que nas últimas três décadas houve uma verdadeira “revolução nutricional”.
Parte destes conhecimentos ainda é tão recente que não foi absorvida pelos profissionais da área da saúde. Há um abismo que separa o nutricionista de consultório e os laboratórios de pesquisa e outro que separa esses laboratórios e os centros de treinamento de alta performance, que testam e consomem produtos nem sempre pesquisados.
Nós acreditamos que é importante estimular a construção de pontes entre estes mundos separados pela falta de fluxo de informação e pretendemos fazer nossa parte trazendo o melhor da opinião técnica de profissionais ligados às áreas em questão.