Nossa missão...

O Portal do Ferro nasceu da vontade de um grupo de atletas, amigos dos esportes e jornalistas esportivos de criar um espaço informativo, educativo, polêmico, útil, interativo, democrático e divertido para todos os atletas e praticantes de musculação (treino com pesos) em geral.
É um espaço antes de mais nada informativo porque todos aqui somos info-junkies: não há nada que você queira saber que, se já não tiver sido disponibilizado, não possamos buscar para você. Você quer saber como se calcula a fórmula de Wilk’s? Procure na Ferropedia. Quer saber quais são as federações e confederações do fisiculturismo? Entre na página do esporte. Quer saber como funcionam as proteínas desacopladoras e como são reguladas? Nós também! Mas partilhamos com prazer com você a grande bagunça literária nesses assuntos de ponta.
O Portal do Ferro tem uma preocupação educativa porque sabemos que a maior parte dos praticantes de musculação, os freqüentadores comuns de academia que estão interessados em perder gordura, ganhar massa magra ou ficar mais fortes, têm um perfil muito mal servido pelos provedores de informação do Brasil hoje: são em geral jovens, com segundo grau ou superior incompleto, não dominam a língua inglesa e têm poucas noções de química ou fisiologia. Temos um compromisso ético em oferecer a esse usuário algo com o que ele possa se defender do besteirol que contagia a mulecada das academias, parte do qual com grande potencial para causar estrago na saúde dessa gente.
Temos toda a segurança do mundo em deixar a polêmica correr solta aqui, pois com educação e ética, toda a discussão contribui para amadurecer o esporte e as pessoas: deve ser aplicado anti-doping nas competições de fisiculturismo? Roupa suporte no Levantamento Básico deturpa o sentido da concorrência pela força real? Múltiplas federações ajudam ou atrapalham os esportes? Anabolizantes devem ser combatidos em todos os esportes ou são uma realidade com a qual devemos lidar? Não temos medo das discussões: contamos com contribuintes, colunistas e editores do melhor nível e ética para administrá-las com bom-senso.
O Portal do Ferro será, antes de mais nada, útil: aqui o atleta e apreciador dos esportes encontrará calendários de competição, informações sobre centros de treinamento, nomes e contatos dos dirigentes e responsáveis, endereços e links. Tudo fácil.
A interatividade desse projeto está na sua mídia, forma e estrutura: não foi por acaso que escolhemos um projeto de mídia digital, na Internet: tudo aqui é interativo. O fórum é um espaço para discussão, a Ferropedia é um programa de construção permanente de conhecimento e informação, onde a edição é livre para qualquer usuário (ainda que com moderação) e temos ainda os blogs, onde o usuário pode criar seu próprio diário interativo.
Finalmente, a democracia é nosso princípio mais fundamental: em primeiro lugar, a democracia entre os esportes. Aqui, todos os esportes são tratados de forma igual, até mesmo pela estrutura que criamos. Aos pequenos e menos visíveis, a chance de se expandirem. Aos grandes e populares, o privilégio de partilhar sua visibilidade com os outros irmãos das Artes do Ferro. Em segundo lugar, nos orgulhamos de manter uma relação de respeito e neutralidade em relação a todas as organizações esportivas, ainda que elas, entre si, se degladiem. No Portal do Ferro, NABBA e IFBB, CBLB, CONBRAFA e WABDL e outras têm espaço garantido. Em terceiro lugar, nosso compromisso é em democratizar a informação, disponibilizando-a para todos que dela necessitem.
Esse é um espaço divertido: desafiamos a todos a lerem as colunas do Caramello sem dar pelo menos algumas risadas, que temperam o conteúdo informativo e polêmico. É um espaço para brincar com os amigos no fórum e nos blogs, para falar besteira também e para encontrar pessoas com os mesmos interesses.


Bem-vindos a todos!

A equipe do Portal do Ferro


TESTE
TESTE
TESTE